Clube de Arq. de Briteiros em visita …

briteiros 001O Clube de Arqueologia visitou, no passado dia 14 de Fevereiro, a Sociedade Martins Sarmento onde foi recebido pela Dra. Daniela Cardoso, que nos deu a conhecer a história da instituição e o seu papel na dinâmica cultural de Guimarães.

Visitamos os diferentes espaços museológicos, com destaque para o museu arqueológico, um dos mais antigos do país, que resulta do espólio reunido a partir das explorações efetuadas pelo arqueólogo Francisco Martins Sarmento no noroeste de Portugal.

Aí pudemos observar um espólio único e muito variado, destacando-se as coleções de artefactos produzidos pela cultura castreja, nomeadamente os que foram descobertos na Citânia de Briteiros e na Penha.


briteiros 002O espólio vai desde objetos de pedra lascada e polida, a objetos de bronze, ferro e de cerâmica (alguns destes da época da romanização). Na parte do claustro e jardim do edifício foi-nos apresentada a secção de epigrafia e escultura antiga.


Tivemos ainda a oportunidade de visitar, a exposição aí patente, no âmbito da CEC – Guimarães 2012, “Cartografias da Memória e do Quotidiano”, que é o resultado dos trabalhos desenvolvidos por um conjunto de ilustradores europeus, que realizaram uma residência artística em Guimarães, onde puderam contatar com diferentes realidades em várias zonas de cidade e do concelho, efetuando a sua leitura pessoal, que pode ser observada nesta exposição.

 
briteiros 003No Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa realizamos uma atividade de arqueologia experimental e de expressão plástica sobre cerâmica.

Em primeiro lugar, as técnicas do serviço educativo encaminharam-nos até uma das salas do museu, onde se encontravam inúmeros objetos de cerâmica do período da Pré e Proto-História, provenientes de escavações arqueológicas.

Ao percorrer as diferentes vitrinas foram explicando as diferentes tipologias, o processo e as diversas técnicas de execução e de decoração de vasos cerâmicos.

briteiros 004Depois foi “pôr mãos à obra” e dar azo à imaginação. Produzimos objetos com diferentes formas, utilizando duas das três técnicas de produção de cerâmica que aprendemos: a técnica da bola e a técnica do rolo.

Por fim decoramos as peças de cerâmica, com diferentes utensílios que nos foram postos à disposição, tendo em conta diversas técnicas decorativas: impressão; incisão; excisão e estampagem.
Foi uma atividade muito produtiva, interessante e … muito divertida!

 

 

briteiros2

briteiros32